sexta-feira, 11 de junho de 2010

Hora do Conto

O projeto tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre educandos e seus familiares, conseqüentemente melhorar a oralidade através dos relatos demonstrando sua compreensão. O projeto fará com que a leitura crie oportunidade para os pais e responsáveisacompanharem a vida escolar de seus filhos e oportunizar momentos de diversão e conhecimento, aguçando a imaginação através da leitura.

No primeiro momento foram escolhidos clássicos universais. Essa literatura foi escolhida pelo fato das histórias serem conhecidas mundialmente, pela riqueza de diversidade cultural e vocábulos novos, visando trabalhar também a localização geográfica de países e cidades, identificando clima e costumes de um povo de uma determinada época. Além disso, propor também o conhecimento de uma nova linguagem, para que os educandos se habituem a leituras mais consistentes, reconhecendo a importância das pontuações para a compreensão do texto, lendo com entonação, procurando ajuda no dicionário, adquirindo assim mais confiança para falar em público ao expor suas idéias em qualquer circunstância da sua vida.

Lista de livros lidos:

  • Sonho de uma noite de verão;
  • O pequeno lorde;
  • A pequena princesa;
  • Dom Quixote;
  • Romeu e Julieta;
  • Os irmãos Corsos;
  • David Copperfield;
  • Oliver Twist;
  • As aventuras de Roberson Crosoé;
  • A ilha do tesouro;
  • Os três mosqueteiros

OBS: O Projeto Leitura “A hora do Conto” será trabalhado durante todo o ano letivo de 2010

Sabemos que foi um projeto muito ousado, mas percebemos que através da leitura desses clássicos a maioria dos alunos encarou com muita seriedade e compromisso. Apesar das dificuldades iniciais de compreensão em função dos vocábulos e expressões desconhecidas nos livros, esse desafio foi superado e isso fica claro no momento dos relatos, de como cada criança avançou na compreensão da leitura, aumentando assim sua visão de mundo, enriquecendo seu vocabulário e a capacidade de interpretar o que lê e estabelecer relações com a realidade. Foi de tamanha satisfação quando vimos crianças adquirir confiança em si mesmas demonstrando que tem condições e superando suas dificuldades e com a certeza de poder avançar nos seus conhecimentos.

Cabe salientar que nem todas as crianças estão no mesmo nível de leitura e compreensão, portanto para essas foi trabalhado ainda com os clássicos infantis e as estratégias de trabalho foram diferenciadas.

Esse trabalho foi acompanhado passo a passo por fotografias e filmagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário