terça-feira, 17 de agosto de 2010

A HISTÓRIA DE GAROPABA

Os alunos da 4ª série matutino da professora Maria Goréti construiram um texto coletivo sobre a história de Garopaba. A qualidade do texto ficou muto boa e a paragrafação foi um ponto muito interessante. Confira o texto abaixo.
Nós, alunos da 4ª série 01, realizamos uma pesquisa sobre a história de Garopaba, através de entrevista com pessoas nativas do município com idade acima de 60 anos.
A maioria dos entrevistados responderam que gostam de morar em Garopaba por ser a cidade em que nasceram e que apesar do crescimento acham tranqüila, sem poluição e também por ter lindas praias. Segundo os entrevistados, Garopaba antigamente era uma vila pobre, com poucos moradores e poucas casas comerciais, as estradas eram de chão e não havia muitos recursos. Mesmo com dificuldades, responderam que era melhor de viver comparando com Garopaba de hoje.
As atividades econômicas da época limitavam-se a pesca e a agricultura, que supria a alimentação familiar. Era consumido o que se plantava como: milho, feijão, amendoim, batata doce, abobora, entre outros. A mandioca era o forte da agricultura local. Dela era feita a farinha, que na época era consumida em grande quantidade, devido o pirão que se comia com peixe assado ou frito.
As brincadeiras da época eram diversas, com certeza muito diferente dos brinquedos de hoje em dia. Entre muitas brincadeiras citadas na entrevista destaca-se, ré de esconder, pega pega, carretilha, bola costurada com a mão, boneca feita de pano e com espiga de milho, carrinho de boi chamado catuto e amarelinha. Todas essas brincadeiras tinham dia e hora para brincar.
Com relação aos estudos não havia tempo para estudar, poucos entrevistados concluíram a 4ª série do ensino fundamental. A escola funcionava em casa particular com poucos recursos e para ir a escola geralmente o trajeto era feito a pé ou até mesmo a cavalo, que era um dos meios de transporte que existia na época e um dos mais utilizados assim como: carro de boi, carroça e canoa. Existia também o barco a vela, bicicleta que era raro, mais já servia como meio de transporte. Dois ônibus também eram utilizados no transporte de passageiros, chamado de pica-fumo e gostosão.
Fazendo um parâmetro da cidade de Garopaba antigamente com a nossa Garopaba atual, foi citado pelos entrevistados que gostariam que voltasse algumas coisas de antigamente assim como: a educação, o respeito aos mais velhos, pela natureza, sem drogas com uma alimentação saudável. Enfim, uma cidade mais tranqüila para se viver.

Texto construído coletivamente pelos alunos da 4ª série 01.
PARABÉNS A TODOS PELO BELO TEXTO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário