sexta-feira, 2 de julho de 2010





De acordo com o projeto do 2° bimestre (Escola X Família Parceria que dá certo) a turma do pré escolar também está trabalhando para que essa parceria dê certo efetivamente.
Escola e família são fundamentais na formação da criança e por isso devem ser parceiras. Preocupada com essa integração, nossa escola elaborou o projeto para aproximar os pais da rotina escolar.
Os alunos do Pré Escolar 01 e 02 vêm desenvolvendo um trabalho que tem despertado interesse e envolvimento tanto deles quanto da família.
Com o objetivo inicial de trabalhar o corpo, buscando ajudar a criança a descobrir seu próprio corpo e do outro foi proposto aos alunos a confecção de dois bonecos, “os amigos da turma” sendo construídos um com cada turma, a partir do desenho do corpo de dois alunos. O material utilizado foi papel Kraft e jornal. Esse trabalho contribuiu bastante para desenvolver a coordenação motora fina.
Os bonecos receberam os nomes Dafini e Miguel, mediante votação democrática e então passaram a fazer parte da rotina das turmas. Dando continuidade ao trabalho, juntos confeccionamos roupas de verão para Dafini e Miguel, mas com a chegada do inverno os alunos trouxeram de casa roupas de inverno, como touca de lã, casaco, calça etc. O entusiasmo deles é tanto que em dia do jogo do Brasil na Copa já trouxeram até um cachecol nas cores verde e amarela para Miguel.
Neste momento todo grupo escolar está envolvido com a festa julina que a escola realizará e então os alunos já se propuseram a trazer trajes juninos para vesti-los.
Fico feliz em ver os pais virem até a sala de aula com o objetivo de conhecer Dafini e Miguel, instigados pelo entusiasmo de seus filhos.
A criação dos bonecos possibilita a oportunidade de abordar variados conteúdos tais como: altura, peso, higiene corporal, órgãos dos sentidos, respeito as características pessoais de cada um etc. favorecendo também o desenvolvimento de atividades, jogos, dinâmicas e brincadeiras na qual os alunos tem demonstrado alegria em participar, ao mesmo tempo em que está possibilitando que a aprendizagem ocorra de maneira natural e prazerosa, tornando-os sujeitos na construção do conhecimento.


Professora: Cinara







Nenhum comentário:

Postar um comentário