sexta-feira, 2 de julho de 2010





De acordo com o projeto do 2° bimestre (Escola X Família Parceria que dá certo) a turma do pré escolar também está trabalhando para que essa parceria dê certo efetivamente.
Escola e família são fundamentais na formação da criança e por isso devem ser parceiras. Preocupada com essa integração, nossa escola elaborou o projeto para aproximar os pais da rotina escolar.
Os alunos do Pré Escolar 01 e 02 vêm desenvolvendo um trabalho que tem despertado interesse e envolvimento tanto deles quanto da família.
Com o objetivo inicial de trabalhar o corpo, buscando ajudar a criança a descobrir seu próprio corpo e do outro foi proposto aos alunos a confecção de dois bonecos, “os amigos da turma” sendo construídos um com cada turma, a partir do desenho do corpo de dois alunos. O material utilizado foi papel Kraft e jornal. Esse trabalho contribuiu bastante para desenvolver a coordenação motora fina.
Os bonecos receberam os nomes Dafini e Miguel, mediante votação democrática e então passaram a fazer parte da rotina das turmas. Dando continuidade ao trabalho, juntos confeccionamos roupas de verão para Dafini e Miguel, mas com a chegada do inverno os alunos trouxeram de casa roupas de inverno, como touca de lã, casaco, calça etc. O entusiasmo deles é tanto que em dia do jogo do Brasil na Copa já trouxeram até um cachecol nas cores verde e amarela para Miguel.
Neste momento todo grupo escolar está envolvido com a festa julina que a escola realizará e então os alunos já se propuseram a trazer trajes juninos para vesti-los.
Fico feliz em ver os pais virem até a sala de aula com o objetivo de conhecer Dafini e Miguel, instigados pelo entusiasmo de seus filhos.
A criação dos bonecos possibilita a oportunidade de abordar variados conteúdos tais como: altura, peso, higiene corporal, órgãos dos sentidos, respeito as características pessoais de cada um etc. favorecendo também o desenvolvimento de atividades, jogos, dinâmicas e brincadeiras na qual os alunos tem demonstrado alegria em participar, ao mesmo tempo em que está possibilitando que a aprendizagem ocorra de maneira natural e prazerosa, tornando-os sujeitos na construção do conhecimento.


Professora: Cinara







quinta-feira, 1 de julho de 2010

COPA 2010

...2010...
...É tempo de COPA do MUNDO. O planeta Terra respira futebol e a EMEFAP não podia ficar de fora. Enfeitamos nossa fachada com uma imensa Bandeira Brasileira, colocamos informações sobre a historia das copas por todo o pátio escolar,

Descrevemos também a trajetória e performance do Brasil nas copas.

Organizamos também um Quadro de Palpites para que pais, alunos e visitantes da escola opinem sobre quem será o campeão dessa copa.
Através do número de palpites mediremos o grau de confiabilidade dos participantes em nossa seleção, posteriormente faremos gráficos que demonstrarão as seleções preferidas por nossa comunidade escolar.
Esses dados serão utilizados de forma interdisciplinar como matemática, geografia, história e outras. Desenvolvemos o BOLÃO da COPA, em que cada jogo do Brasil as professoras de classe receberão uma tabela e colherão os palpites do placar dos jogos da nossa seleção. Esses palpites ficarão expostos num mural no pátio da escola com o nome e série dos alunos: os professores, merendeiras, pais e visitantes também poderão opinar em tabelas extras. Os acertadores com o maior número de acertos serão contemplados no final da copa com brindes, além de terem o seu nome marcado no mural da copa.
Não devemos esquecer também da participação da escola na Copa do Mundo Escolar, evento organizado pelos professores de Educação Física da Rede Municipal como forma de interação das escolas através dos esportes. Enfim, torcer, vibrar e acompanhar o Brasil na copa é maravilhoso. Fazer isso então, aprendendo e transmitindo conhecimento, é melhor ainda.
EMEFAP-2010 juntos torcendo pelo Brasil na COPA rumo ao Hexa.