sábado, 12 de junho de 2010

Festa de homenagem as mães 2010

A festa de homenagem as mães 2010 teve uma cara diferente. O objetivo da festa esse ano foi divertir, proporcionar uma noite de alegria e descontração junto aos seus filhos. O que teve diferente esse ano foi um bolo para cantar os PARABÉNS.


A festa foi um sucesso e a presença das mães foi massiça nessa noite. Sabemos que o objetivo foi atingido pela alegria estampada no rosto de cada uma delas.

A escola agradece mais uma vez a participação das mães junto a seus filhos num evento promovido pela escola e parabeniza cada uma pela passagem do dia das mães.


Projeto: Resgatndo valores


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Histórias e Brincadeiras Infantis

As 2ª séries matutino e vespertino da professora Roberta estão realizando um trabalho de resgate de brincadeiras antigas, brinquedos e histórias infantis antigas que nos dias de hoje estão sendo esquecidas. Portanto, esse trabalho tem como objetivo, resgatar o gosto por brincadeiras e histórias infantis e ao mesmo tempo estabelecer uma interação maior entre pais e alunos dentro do contexto escolar.


Este trabalho teve inicio com uma entrevista feita pelas crianças com seus pais para saber suas preferências de brinquedos na infância. Após a pesquisa os alunos confeccionaram um brinquedo antigo com a ajuda de seus pais e socializaram na escola com a finalidade de cada brinquedo ou jogo.

Além disso, houve a participação de uma mãe de aluna que relatou momentos de sua infância e fez algumas brincadeiras com os alunos. Para finalizar este trabalho de resgate de histórias e brincadeiras infantis será promovido um momento de encontro entre pais e filhos, fora do âmbito escolar onde os mesmos irão passar uma tarde juntos. Todos os pais terão a oportunidade de contar momentos marcantes de sua infância e reviver esse momento com seus filhos.


Projeto Resgatando Valores

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Areias de Palhocinha, marca no dia 30 de abril o seu dia da Família na Escola. Durante o primeiro bimestre a EMEFAP desenvolveu o projeto Resgatando Valores onde o grupo de educadores buscou trabalhar valores essenciais na formação do ser humano através de dinâmicas diversificadas.

No decorrer desse projeto também foi abordado a um tema de grande relevância na atualidade que é o Bullying buscando assim forma de combater tal prática.


Nesse dia realizamos a culminância do projeto com apresentações de teatros, músicas e a 3ª Edição do Famoso Jornal Educacional, onde contamos com a presença dos pais, alunos, a EM Jandira, a EM Pinguirito, os vereadores Mauro Santos do Nascimento e Jucélio Clementino e também representantes da Secretaria Municipal de Educação. Dessa maneira gostaríamos de agradecer o empenho da Direção da Escola, dos pais, alunos e professores, merendeiras, serventes, que não mediram esforços para que mais um trabalho da EMEFAP desse certo e de maneira muito especial ao professor Amauri dos Santos Rodrigues mais conhecido como professor Neném, pelo comprometimento, dedicação e AMOR que tem por essa escola, pois ele é autor do Jornal Educacional e por todas as composições de músicas.

Queremos deixar registrado que quando trabalhamos unidos e com muito amor colhemos bons frutos.

Hora do Conto

O projeto tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre educandos e seus familiares, conseqüentemente melhorar a oralidade através dos relatos demonstrando sua compreensão. O projeto fará com que a leitura crie oportunidade para os pais e responsáveisacompanharem a vida escolar de seus filhos e oportunizar momentos de diversão e conhecimento, aguçando a imaginação através da leitura.

No primeiro momento foram escolhidos clássicos universais. Essa literatura foi escolhida pelo fato das histórias serem conhecidas mundialmente, pela riqueza de diversidade cultural e vocábulos novos, visando trabalhar também a localização geográfica de países e cidades, identificando clima e costumes de um povo de uma determinada época. Além disso, propor também o conhecimento de uma nova linguagem, para que os educandos se habituem a leituras mais consistentes, reconhecendo a importância das pontuações para a compreensão do texto, lendo com entonação, procurando ajuda no dicionário, adquirindo assim mais confiança para falar em público ao expor suas idéias em qualquer circunstância da sua vida.

Lista de livros lidos:

  • Sonho de uma noite de verão;
  • O pequeno lorde;
  • A pequena princesa;
  • Dom Quixote;
  • Romeu e Julieta;
  • Os irmãos Corsos;
  • David Copperfield;
  • Oliver Twist;
  • As aventuras de Roberson Crosoé;
  • A ilha do tesouro;
  • Os três mosqueteiros

OBS: O Projeto Leitura “A hora do Conto” será trabalhado durante todo o ano letivo de 2010

Sabemos que foi um projeto muito ousado, mas percebemos que através da leitura desses clássicos a maioria dos alunos encarou com muita seriedade e compromisso. Apesar das dificuldades iniciais de compreensão em função dos vocábulos e expressões desconhecidas nos livros, esse desafio foi superado e isso fica claro no momento dos relatos, de como cada criança avançou na compreensão da leitura, aumentando assim sua visão de mundo, enriquecendo seu vocabulário e a capacidade de interpretar o que lê e estabelecer relações com a realidade. Foi de tamanha satisfação quando vimos crianças adquirir confiança em si mesmas demonstrando que tem condições e superando suas dificuldades e com a certeza de poder avançar nos seus conhecimentos.

Cabe salientar que nem todas as crianças estão no mesmo nível de leitura e compreensão, portanto para essas foi trabalhado ainda com os clássicos infantis e as estratégias de trabalho foram diferenciadas.

Esse trabalho foi acompanhado passo a passo por fotografias e filmagens.