sexta-feira, 23 de abril de 2010

capacitação do blog na rede


A EMEF Areias de Palhocinha foi fundada em 01 de abril de 1977, funcionando em uma casinha simples com uma metragem de 6x8 totalizando 48m² com apenas uma cozinha, uma sala de aula e uma latrina na rua. A água era carregada de um poço para fazer a limpeza e a merenda dos alunos.
A primeira professora chamava-se Pascoalina Dionísio Cardoso e lecionava para 35 alunos que eram distribuídos em 1ª,2ª, 3ª e 4ª série, ou seja uma classe multisseriada. A professora também era responsável pela direção, além de fazer a limpeza e merenda para os alunos. O grau de instrução da professora era 2° grau incompleto. O seu planejamento era feito com uso de livros didáticos seu principal apoio. Planejava as aulas as mensalmente e as vezes semanalmente. Seu trabalho era orientado pelo supervisor Anísio Vicente de Freitas e depois Ivone Comin e mais tarde Antônio Leovegildo de Souza. A APP nessa época funcionava, porém não era registrada. O nome da escola teve sua origem por causa do nome da comunidade que é chamada Areias de Palhocinha porque existia vassourão branco e a terra muito arenosa.
Em 2010 a escola conta com cinco salas de aula, dois banheiros (masculino e feminino), sala de informática, biblioteca, cozinha, refeitório e sala de direção com banheiro. Atende aproximadamente 160 alunos do Pré-Escolar a 4ª série do Ensino Fundamental e conta com quatorze professores, duas serventes e duas merendeiras. A escola trabalha com projetos e participa da Mostra Lutz desde 2003 com projetos ambientais e a cada ano eles vem sendo aprimorados. No ano de 2009 a escola realizou a 1ª FEIREC (Feira da Reciclagem), ainda em 2009 desenvolvemos o Projeto Leitura onde culminamos com dramatizações e musicais aberto à comunidade. Em 2010 estamos trabalhando o Projeto “Resgatando Valores x Bullying” onde culminaremos o trabalho que será aberto a comunidade e as escolas municipais de maneira divertida e informativa através da 3ª Edição do “Jornal Educacional”.